domingo, 18 de novembro de 2012

Venha ler!

Leitura...
Um dos desafios que nós professores encontramos em nosso cotidiano é a dificuldade em incentivar nossos alunos a amarem a leitura. Diante de famílias que não têm o hábito de ler, não compram livros nem jornais e muitas vezes não acompanham a vida escolar dos filhos,  todas as iniciativas da escola são bem vindas no sentido de formar cidadãos mais críticos, mais letrados e menos passivos.
A leitura então não deve ser uma coisa chata, cansativa, pois se assim for, a escola fará o contrário de seu propósito, e o aluno tomará birra de tudo que signifique ler. Várias coisas podem ser feitas em prol do hábito de ler, e acho que primeiramente ao tentar coisas novas temos que pensar como criança. Coisas novas, coloridas, coisas diferentes, ambientes diferentes, textos diferentes, tudo isso é eficaz com alunos tanto de Educação Infantil até Ensino Superior, afinal, quem não gosta de novidades? Inove sempre!

Um pedido, daqueles que não se pode recusar veio da bibliotecária da escola, que queria um porta livros diferente. Falamos com a diretora, que além de dar o maior apoio pagou o material, e eu fiz o porta livros para os alunos.
Foram colocados gibis no 1º dia, e parecia que haviam colocado mel também pois os alunos se juntaram para ler e não queriam mais parar...
Com o passar dos dias foram colocados outros tipos de texto, e o objetivo foi alcançado. Essa não foi a única iniciativa, mas foi uma entre muitas, e os resultados já estão sendo notados.

Uma coisa legal desse tipo de porta livros é que não ocupa espaço, e pode ser levado para a biblioteca, sala de aula, pátio e outros locais da escola. Em quarto de criança também fica legal.

Dificuldades: A máquina de costura pula muito ao costurar tecidos grossos como a sarja nortista com o plástico... A sarja encolhe muito, então lavei antes.

Bom, é isso, se tiverem alguma dúvida ou se quiserem suguestões sobre leitura e Literatura me comuniquem!

Um comentário: